Os Benefícios do Vinagre de Maçã Para a Saúde

0
40

Os Benefícios do Vinagre de Maçã são vários e muitos importantes para nossa saúde. O vinagre de maçã é rico em polifenóis, que são poderosos antioxidantes que protegem as células contra alterações que desencadeiam doenças e também ajuda a reduzir a inflamação nas articulações, aliviando dores e melhorando a movimentação articular.

Devido à sua fermentação, o vinagre de maçã é rico em enzimas que ajudam na digestão dos alimentos e aceleram o esvaziamento gástrico, protegendo o estômago e facilitando a digestão. Além disso, ele possui ácidos como málico, lático e cítrico, que ajudam o bom funcionamento do fígado e na desintoxicação do organismo. Sendo assim, confira a seguir algumas razões para adicionar o Vinagre de Maçã na sua dieta:

Benefícios do Vinagre de Maçã

Os Benefícios do Vinagre de Maçã Para a Saúde

Combate a Acne

Embora não existam estudos comprovando estes efeitos, o vinagre de maçã possui algumas propriedades que podem ser interessantes para a pele. O vinagre de maçã contém ácido acético, substância com propriedades antibacterianas que podem ter efeito antisséptico, promovendo erradicação das bactérias que induzem à acne.

Ainda pensando nas espinhas, por ter um pH também é muito semelhante ao da pele, o que mantem ácido o ambiente natural da flora bacteriana da pele, inibindo o desequilíbrio no crescimento de bactérias causadoras da acne. Essa manutenção do pH também pode ser interessante para restabelecer a síntese de proteínas essenciais e ácidos graxos da pele, evitando a oleosidade.

Melhora a Digestão

Este benefício ocorre porque o vinagre de maçã é fermentado e rico em enzimas, assim o alimento fica menos tempo retido no estômago e também pode haver melhora na azia e no refluxo.

Hidrata os Cabelos

Se você sofre com fios quebradiços ou oleosos, o uso do vinagre de maçã pode ser bem útil para deixar seus cabelos mais fortes e brilhosos. Isso porque, por possuir um pH ácido, ele age nos fios alcalinos, conferindo um equilíbrio necessário para sua recuperação. O produto faz com que as cutículas do cabelo se fechem e, assim, reduz aqueles indesejáveis frizz.

Como usar: misture uma colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de água filtrada morna. Lave os fios com shampoo normalmente e, em seguida, aplique o creme de tratamento que você costuma utilizar e deixe agir por cinco minutos. Por fim, enxágue todo o cabelo usando a mistura de água com vinagre.

Ajuda a Emagrecer

Um estudo da Universidade do Arizona e publicado na revista Diabetes Care observou que após ingerirem duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água antes do almoço e do jantar, os participantes perderam em média dois quilos em um mês.

Isto ocorre porque o alimento ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose após refeições ricas em carboidratos. Os picos de insulina são inimigos do emagrecimento porque quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível no sangue sobe subitamente. Assim o pâncreas libera muita insulina que, por sua vez, irá baixar subitamente os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e consequente sensação de fome.

Além disso, o ácido acético presente no tempero é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo, comportando-se como fibras insolúveis, que não podem ser digeridas. Assim são eliminadas muitas calorias, que se fossem absorvidas, certamente iriam dificultar a perda de peso.

Pode Reduzir a Pressão Alta

Um estudo publicado no periódico Jornal Britânico de Nutrição, em 2006, avaliou ratos e suas taxas de pressão e colesterol. Os resultados apontam que o uso do vinagre teve um efeito benéfico ao organismo dos animais, reduzindo os riscos de pressão alta.

Melhora a Pele

Uma colher de sopa de vinagre de maçã diluído em um copo de 300 ml de água pode ser utilizado como um tônico para a pele. Esta combinação ajuda a reduzir o excesso de oleosidade cutânea e também a acne.

Ajuda a Desintoxicar o Corpo

Os ácidos presentes no vinagre promovem um melhor funcionamento do fígado. O resultado disso é uma maior produção de enzimas e a eliminação de toxinas que geram o acúmulo de gorduras.