Os Benefícios do Ovo que Você não Conhece

0
42

Os Benefícios do Ovo são vários e muito importantes para a nossa saúde, pois o ovo é um alimento rico em muitos nutrientes, que são vitais para nosso organismo. Os ovos por muito tempo foram considerados vilões, capazes de aumentar o colesterol sanguíneo e o risco para doenças cardiovasculares.

No entanto, diversas pesquisas foram realizadas, inclusive em populações hipercolesterolêmicas (com colesterol LDL alto – colesterol ruim), nas quais ovos foram consumidos diariamente, sem que houvesse aumento dos níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos. Alguns estudos observaram até melhora do perfil lipídico, com ligeiro aumento do HDL (colesterol bom).

Benefícios do Ovo

O interessante é que a gema, sempre relacionada com malefícios à saúde, concentra a maior parte das substâncias benéficas presentes. Mesmo não havendo relação entre ovo e aumento de colesterol, não se pode incentivar seu consumo ilimitado sem considerar o organismo de cada pessoa. Ovos podem causar reações alérgicas a algumas pessoas.

Além de que ele também é fonte de gorduras saturadas e colesterol, que se ingeridos em excesso, podem aumentar o risco para diversas doenças, como aterosclerose. Um ponto a ser destacado é que o colesterol é uma substância essencial à vida e a partir dele é que ocorre toda síntese de hormônios sexuais no corpo, portanto, ficar totalmente sem colesterol no organismo é prejudicial à saúde.

Melhora o Funcionamento do Cérebro

Um dos nutrientes presentes no ovo é a colina, que geralmente está agrupada as vitaminas B do alimento. A colina é indispensável para o corpo já que ela, além de ser um dos componentes das membranas celulares, é necessária para sintetizar neurotransmissores chamados de acetilcolina.

Estudos comprovam que a baixa ingestão de colina pode causar distúrbios neurológicos, podendo causar disfunções cognitivas. As melhores fontes desses nutrientes são as gemas dos ovos e fígados bovinos.

Aumenta Massa Muscular

Já que possuem muitas proteínas em sua composição, uma dieta rica em ovos faz com que ocorra um aumento de massa muscular. As proteínas presentes no ovo possuem a quantidade certa de aminoácidos essenciais para o funcionamento e equilíbrio do corpo. Um ovo cozido possui cerca de 5,5 gramas de proteínas, a maior parte está localizada na clara (cerca de 3g de proteínas).

O ovo é Aliado da Pele, Unhas e Cabelo

O ovo deixa a pele mais bonita e combate a flacidez, pois é rico em proteínas de alta qualidade, favorecendo, então, a produção de colágeno. Além disso, pode ajudar quem tem cabelo quabradiço e unhas fracas, já que tem vitaminas do complexo B e biotina, um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas.

Aliado da Dieta

Outro ponto positivo que veio à tona recentemente: esse alimento ajuda na perda de peso. Mérito da proteína de boa qualidade. Formada por aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo), a proteína do ovo sacia com mais facilidade. Ela ainda torna a digestão mais lenta, atrasando a sensação de fome. Experimente incluir o ovo no café da manhã.

Há provas de que, consumido nesse horário, ele deixa você menos voraz ao longo do dia, contribuindo para reduzir o total diário de calorias. Mas não vale ovo frito. Deve ser mexido, pochê ou cozido (nesse formato, ele pode até ser levado para o trabalho ou faculdade num potinho, dentro da bolsa, como opção de lanche).

Comer um ovo no final da tarde ajuda a driblar a vontade de doce, comum nesse horário. É uma troca vantajosa para quem quer emagrecer, já que a unidade (clara e gema) é magrinha: tem 70 calorias, em média. E você chega no jantar menos faminta.

Promove um bom Desenvolvimento Para o Bebê

Para uma mulher grávida que tenha níveis aceitáveis de colesterol, é recomendado o consumo de um a dois ovos por dia. Isso porque o alimento, além de possuir enormes quantidades de proteínas, também contribui para a saúde do bebê que está sendo gerado.

Além de diminuir a gordura saturada, ele interfere no desenvolvimento intelectual do bebê, devido a presença de colina, o que ajuda a prevenir diversa doenças e colabora para o crescimento saudável do organismo.

É Rico em Proteína

Segundo a nutricionista, a clara do ovo é fonte de proteína pura e não apresenta nenhuma quantidade de gordura. Tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade.

Alimento Para o Cérebro

O ovo não é rico apenas em proteína. A gema concentra uma boa dose de colina, integrante do complexo B que, por contribuir para a formação de novos neurônios, é considerado valioso para a saúde do cérebro. Estudos relacionam o consumo adequado de colina (126 miligramas por dia, quantidade encontrada em uma gema) a um menor risco de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Já as substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, D, E e K, selênio, magnésio, zinco, ferro, cálcio e manganês dão ao ovo o poder de combater o envelhecimento precoce das células, afastando o aparecimento de rugas, além de reduzir o risco de doenças crônicas como hipertensão.

Fortalece os Ossos

Os ovos contêm em sua composição fósforo, vitamina D e cálcio, componentes essenciais para manter os ossos saudáveis e bem cuidados. O alimento funciona como um fortalecedor de ossos e de dentes, já que contribui para a distribuição dos nutrientes pelo corpo.

Receita de Omelete com Legumes

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 xícara de chá de legumes refogados variados (abobrinha, cenoura, alho-poró, pimentão)
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1/2 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de salsinha picada
  • Sal e orégano a gosto

Como Fazer:

Bater os ovos em um recipiente grande, e em seguida misturar a aveia, a salsinha, o orégano e o sal. Em seguida, adicionar os legumes refogados e misturar mais um pouco. Adicionar a mistura em uma frigideira antiaderente já quente com o azeite e deixar cozinhar até que as bordas fiquem soltando da borda da panela. Virar a omelete com uma espátula e deixar por mais alguns minutos. Desligar o fogo e servir quente.