Os Benefícios do Mastruz que Você não Conhece

0
139

Os Benefícios do Mastruz são muitos e bastante importantes para a nossa saúde. O mastruz é uma planta medicinal também conhecida por erva de santa maria, lombrigueira, quenopódio, ambrosina ou mentruz.

É uma planta muito utilizada, pois seus óleos essenciais contém propriedades vermífugas, antibióticas, antifúngicas, digestivas, antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, por isso, é muito utilizada no tratamento de situações como bronquite ou pé de atleta, por exemplo.

Os Benefícios do Mastruz que Você não Conhece

Esta planta, que tem o nome científico Chenopodium Ambrosioides, cresce espontaneamente em terrenos arredores de habitações, possui folhas verde escura, alongadas e de diferentes tamanhos, suas flores são pequenas e de cor esbranquiçada, tem cheiro forte e desagradável e atinge até 70 cm de comprimento. O mastruz pode ser comprado em alguns mercados ou em lojas de produtos naturais, na sua forma natural ou em folhas desidratadas.

Acelera Cicatrização de Machucados

Suas folhas possuem uma grande quantidade de óleos essenciais, fazendo com o chá seja cicatrizante, que pode ser utilizado até mesmo em machucados que estejam sangrando.

Protege o Intestino

Essa planta é bastante indicado para combater parasitas que podem viver no intestino humano como a ascaridíase e a ancilostomose. Essa ação antiparasitária foi descoberta em meados de 1920 a 1930. O uso de 1,5 ml do óleo extraído da planta, está sendo visto com algo eficiente para combater os parasitas.

Porém, como encontra-se uma certa dificuldade para extrair do óleo do mastruz, a OMS (Organização Mundial de Saúde) já definiu uma porção de 20 gramas já é o suficiente para expulsar os agentes invasores sem desenvolver efeitos adversos.

Como foi dito acima, as folhas do mastruz contém óleos essenciais e estes são grandes ajudantes do corpo. Os óleos normalmente têm esse efeito já que todas as nossas células possuem uma camada bilipídica, ou seja, quanto mais gordura estiver disponível, mais células se formarão e mais rápida será a cicatrização.

Aumenta as Defesas do Organismo

Por ser uma excelente fonte de vitamina C, a planta consegue melhorar as nossas defesas contra os ataques de organismos invasores.

Essa vitamina, também conhecida como ácido ascórbico consegue aumentar a produção de glóbulos brancos – os nossos soldados – e assim, o nosso corpo fica mais resistente aos micro-organismos que provocam doenças dos mais variados tipos.

Alivio Para Problemas Respiratórios

A planta é capaz de fazer a limpeza do muco e do catarro do nosso organismo. Assim, em uma crise de asma, rinite ou sinusite, basta ingerir uma xícara de chá das folhas de mastruz para já sentir uma melhora significativa. Outra forma de consumir a erva é misturando com leite, uma ótima combinação para eliminação do catarro.

Combate os Parasitas e Bactérias Intestinais

Por sua poderosa combinação de vitaminas e minerais, o mastruz possui uma significativa ação antibacteriana, se tornando um remédio potente contra parasitas e bactérias intestinais.