Os Benefícios do Jejum Intermitente Para a Saúde

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Os Benefícios do Jejum Intermitente são vários e muitos importantes para a saúde. Muitas dietas têm uma abordagem rigorosa para comer. Se você quiser algo diferente, os benefícios para a saúde do jejum intermitente podem ser sua solução.

Em vez de rastrear o que você come, o jejum intermitente exige que você alterne períodos de jejum com períodos de alimentação. Além disso, você precisa comer saudável, porque depois de um longo jejum você não quer comer uma refeição ruim.

Os Benefícios do Jejum Intermitente Para a Saúde

Como é natural que você jejue quando dorme, a dieta média inclui uma janela para comer que é maior do que a janela em jejum. Mas com o jejum intermitente, você escolhe aumentar o período de jejum enquanto diminui o período de alimentação.

Então, com um plano de jejum intermitente, você tem várias opções. Você pode jejuar por 16 horas e comer em uma janela de 8 horas, ou você pode optar por aumentar o período de jejum para 20 horas e comer apenas 4 horas por dia. Alternativamente, você pode achar mais prático jejuar por 24 horas uma ou duas vezes por semana. Aqui estão as razões pelas quais você deveria jejuar:

Perda de Peso e Manutenção de Peso

O jejum intermitente pode ajudá-lo a perder peso e gordura da barriga. Quando você jejua, duas coisas acontecem.

  • Você está consumindo menos calorias e
  • Sua taxa metabólica básica está aumentando .

Sendo assim e porque é fácil de fazer, o jejum é uma maneira eficaz de perder peso. Estudos em animais provaram que o jejum intermitente estimula o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.

Pode Prolongar sua Vida Útil

O jejum intermitente é uma abordagem eficaz contra o envelhecimento, pois a restrição calórica é uma maneira cientificamente comprovada de aumentar a expectativa de vida. Quando você jejua, seu corpo tem tempo para desintoxicar e isso irá retardar o envelhecimento e prevenir doenças relacionadas à idade.

Em um estudo feito em Harvard , descobriu-se que o jejum promove uma vida útil mais longa, manipulando os números e a qualidade das mitocôndrias de células-tronco.

Alterações Hormonais

O jejum reduz a produção pancreática de insulina, o que resulta em maior queima de gordura. Depois que você come, seus níveis de insulina aumentam e isso promove a criação de novas células de gordura a uma taxa que é mais rápida do que seu corpo pode queimá-las. Quando você jejua, seus níveis de insulina estão baixos e você adivinhou – seu corpo pode queimar gordura como energia.

Auxilia na Reversão da Resistência à Insulina

A insulina é um hormônio cuja função é notificar as células de que a glicose está vindo através do suprimento de sangue. Mas quando você tem muita glicose no sangue durante um longo período de tempo, suas células podem ficar dessensibilizadas à insulina.

Quando isso acontece, suas células só reagem a altos níveis de insulina, o que, por sua vez, significa que seu pâncreas é forçado a produzir mais insulina. Com o tempo, o pâncreas ficará fatigado com excesso de trabalho, levando à deficiência de insulina, pré-diabetes ou diabetes.

O jejum intermitente tem um efeito positivo sobre o hormônio da fome, a grelina – um hormônio produzido pelo estômago quando está vazio. A grelina promove o crescimento de novas células cerebrais e melhora as funções cognitivas. Esta é a razão pela qual você se sente mais focado enquanto está em jejum.

O hormônio do crescimento humano é responsável pelo crescimento muscular e pelo anti envelhecimento. A deficiência desse hormônio leva à gordura corporal, menor massa muscular e diminuição da massa óssea. Mas durante o período de jejum, esse hormônio é aumentado .

Protegendo seu Coração

A insuficiência cardíaca é a causa número um de morte no mundo. A maioria das doenças cardiovasculares ocorre devido ao acúmulo de depósitos de gordura nas artérias.

Mas o jejum intermitente pode ajudá-lo a reduzir o colesterol, os triglicerídeos, a gordura corporal, a pressão sanguínea e a resistência à insulina, resultando em melhora da função cardíaca e na proteção de suas artérias e do coração.

Novas pesquisas descobriram que as pessoas que jejuam regularmente têm menor probabilidade de sucumbir a doenças cardíacas ou derrame.

Reduz o Risco de Câncer

O sistema imunológico pode destruir vírus e patógenos em nossos corpos, mas não é tão bom em matar as próprias células anormais do corpo, especificamente as células cancerígenas.

Recentes tratamentos médicos adotaram a estratégia de programar o sistema imunológico para encontrar e destruir células cancerígenas. Pesquisas recentes descobriram que o jejum tem o mesmo efeito.

Quando em jejum, o sistema imunológico produz mais células B e T, que visam e destroem as células tumorais. Se alguém está em quimioterapia, o jejum é uma prática segura que pode ser usada para retardar o crescimento do tumor em pacientes com câncer.

Protege seu Cérebro

O Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) é uma proteína que ajuda na formação de novos neurônios e sinapses dentro do cérebro. Altos níveis de BDNF são essenciais para neurônios mais saudáveis e melhor comunicação entre eles, enquanto os baixos níveis estão associados à perda de memória, demência, Alzheimer e Parkinson.

Enquanto você está em jejum, os níveis de BDNF são aumentados e isso contribui para um cérebro saudável que fica mais jovem por mais tempo .

Evite Diabetes

Se alguém tem diabetes tipo 2, os níveis de açúcar no sangue aumentam para níveis perigosos e insalubres. Mas e se você não estiver comendo? Uma vez que o combustível extra é armazenado no corpo como gordura e glicogênio, seu corpo os usará como energia, dando tempo para se curar .

Portanto, o jejum intermitente é benéfico tanto para pacientes com diabetes tipo 2 quanto para qualquer pessoa que seja suscetível a isso. A razão é porque reduz o açúcar no sangue. Mas antes de tentar o jejum intermitente para o controle do diabetes, recomendamos que, como em qualquer plano de dieta, você primeiro consulte o seu profissional de saúde.

Mais energia e foco mental- Como a maioria das pessoas sabe, depois de uma refeição você se sente cansado. Mas durante o período de jejum, você sentirá que tem mais energia, terá melhores treinos. É maravilhoso!

Isso acontece porque depois que você come, seu corpo converte carboidratos em açúcar no sangue. Este açúcar no sangue é usado para energia ou armazenado como gordura corporal. Mas então seu nível de açúcar no sangue vai cair e junto com ele, sua energia e foco mental.

Seu corpo tentará compensar essa falta de energia pedindo mais comida, deixando você com fome e o processo se repetirá. Você come, seu corpo processará a comida e isso colocará estresse no seu metabolismo e você se sentirá cansado.

Mas quando você jejua, seu corpo é forçado a transformar a gordura corporal em energia. Esse processo acontece no fígado e é um processo lento e consistente, sem os altos e baixos associados ao processamento de alimentos. Consequentemente, não há estresse no seu metabolismo.

Outros benefícios de saúde do jejum intermitente incluem melhor memória e humor, estimula o sistema imunológico, rejuvenesce a pele, acelera a cura e a recuperação, ajuda a sincronizar os ritmos circadianos, combate doenças metabólicas e melhora o trabalho do sangue.