Os Benefícios do Café que Você não Conhece

0
292

O Café é um alimento muito controverso,mas hoje vamos lhe mostrar Os Benefícios do Café que Você não Conhece. Segundo o estudo publicado, o café é a maior fonte de antioxidantes da dieta ocidental, que evitam a produção de radicais livres, os responsáveis por problemas coronarianos e até mesmo pelo câncer.

Ele tem muito mais antioxidantes que a combinação de frutas e vegetais. Impressionante, não? Diversos estudos demonstram que quem bebe café, vive mais. A bebida é considerada uma das mais saudáveis do mundo.

Os Benefícios do Café que Você não Conhece

Sem entrar em detalhes mais técnicos, acredita-se que a oxidação é um dos responsáveis pelo envelhecimento e por acelerar algumas doenças comuns hoje, como câncer, que já citei logo acima. Então, quando você toma uma xícara de café, você não está apenas ingerindo cafeína, mas também uma infinidade de antioxidantes poderosos e compostos muito benéficos.

Reduz o Risco de Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é uma doença relacionada ao estilo de vida que atingiu proporções epidêmicas. Aumentou dez vezes em poucas décadas e atinge cerca de 300 milhões de pessoas. Ela é caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue devido à resistência à insulina ou à incapacidade de produzir insulina.

Em estudos observacionais, o café tem sido frequentemente associado a um menor risco de diabetes tipo 2. Essa redução do risco varia de 23% a 67%.

Uma revisão que analisou 18 estudos com um total de 457.922 participantes concluiu que para cada xícara adicional de café por dia, há uma redução do risco de diabetes tipo 2 em 7%. Quanto mais café as pessoas beberam, menor era o risco.

Estimula o Metabolismo

Essa vai para aqueles que querem perder uns quilinhos. Uma das substâncias associada à queima de gordura, a cafeína, é encontrada em quase todos os suplementos perda de peso.

Talvez isso explique muita coisa, pois beber café estimula o funcionamento do metabolismo em cerca de 11%. Porém, isso não significa que você deve beber café em vez de malhar. Faça as duas coisas, se exercite e beba café. Além de levar a uma vida saudável você provavelmente estará mais feliz tomando uma boa xícara de café.

Estimular a Perda de Peso

Alguns estudos mostram que o consumo de café ajuda a emagrecer porque a cafeína estimula o metabolismo, fazendo com o que o organismo gaste mais calorias e queime mais gordura. Esse efeito aumenta de acordo com o aumento do consumo de café, sendo recomendado consumir no máximo 6 xícaras de café por dia para que não ocorram efeitos colaterais.

Além do café tradicional, também pode-se utilizar o café Marita para ajuda na dieta, pois ele contém fibras e ervas como a erva mate e a Garcinia cambogia, compostos que dão mais saciedade e diminuem o apetite. É importante lembrar que este efeito na perda de peso não ocorre com o consumo de café descafeinado.

Prevenir Câncer

Alguns estudos demonstram que o café ajuda a prevenir determinados tipos de câncer, como os de mama, ovários, pele, fígado, cólon e reto.

Esse efeito parece ser devido à presença de compostos antioxidantes essenciais para a saúde das células, como a cafeína, as melanoidinas, os tocoferois e os compostos fenólicos.

Aumenta a Memória

A cafeína fortalece alguns tipos de memória por até 24 horas após seu consumo, como mostrou um estudo publicado no periódico Nature Neuroscience. A pesquisa foi realizada com 44 pessoas e comandada por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA). Foi comprovado que o cérebro apresentou um nível mais profundo de retenção de memória em pessoas que consumiram mais cafeína.

Combater Cansaço

Por ser rico em cafeína, o café combate o cansaço e traz benefícios como melhoria do estado de alerta, da energia, da capacidade de concentração, do desempenho em tarefas simples, da vigilância auditiva, do tempo de retenção visual e diminuição da sonolência.

Esse benefício é notado com o consumo moderado de café, girando em torno de cerca de 50 a 300 mg de cafeína, o que equivale a cerca de 100 a 600 ml de café.

Melhora seu Fígado

Muito pouca gente sabe disse, mas beber café preto realmente melhora o seu fígado. Pesquisas mostram que pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia tem chance 80% menor de cirrose do fígado.

A pesquisa mostra também que quem bebe esta mesma quantidade tem 40% menos risco de desenvolver câncer de fígado.