Os Benefícios do Amendoim Para a Saúde

0
62

Os Benefícios do Amendoim são vários e muito importantes para o nosso organismo. Seja para acompanhar a cerveja ou no pé de moleque, o amendoim é uma preferência nacional: 75% dos brasileiros costumam comer a leguminosa (sim, ele é um parente do feijão e da soja).

Apesar disso, 63% dos entrevistados do Ibope para uma pesquisa encomendada pela Abicab, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados desconhecem as propriedades nutricionais da semente e 12% acreditam que ela é constituída apenas de gordura e colesterol ruim.

Benefícios do Amendoim

Embora bastante calórico, o amendoim é um aliado da boa forma. Um de seus principais predicados é promover a sensação de barriga cheia. “Ele precisa ser muito mastigado, o que ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade e faz com que a fome demore mais para aparecer”, explica a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo. Além disso, é fonte de fibras, que demoram mais tempo para ser digeridas, prolongando esse efeito.

Prevenir o Diabetes

Pesquisadores descobriram que consumir, pelo menos 5 vezes por semana, uma quantidade de 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes em quase 30%.

A pesquisa foi publicada no Journal of the American Medical Association. Um maior número de estudos e investigações sobre esse benefício do amendoim devem ser realizados, porém já podemos considerar o resultado como um potencial do alimento.

Combate o Câncer

Pesquisas demonstraram que devido à presença de algumas substâncias como fitoesteróides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol, o amendoim pode ajudar na prevenção do câncer de cólon, que é o terceiro câncer mais comum e um dos mais letais.

Em um grande estudo de mais de 10 anos e 20 mil voluntários, comer amendoim pelo menos duas vezes por semana foi associado a um risco 58% menor de desenvolver câncer em mulheres e 27% em homens. Portanto, o consumo frequente deste alimento pode ser mais um aliado na luta contra essa doença tão grave que é o câncer.

Função Antioxidante

Alimentos com função antioxidante são importantes para a prevenção do envelhecimento precoce, doenças cardíacas e até o câncer.

Sabendo disso, o amendoim, rico em Vitamina E, conta com função antioxidante que, por combater os radicais livres, é ideal para a prevenção de degeneração.

Uma curiosidade é que, neste caso, se for torrado de forma adequada, pode aumentar a concentração de polifenóis em até 22%.

Protege o Coração

Além de apresentar efeito anticancerígeno, os fitoesteróis tem efeito hipocolesterolemiante (diminui os níveis de colesterol) por inibir a absorção dietética e biliar de colesterol.

Estudos conduzidos pela Universidade de Purdue e de Penn State com pessoas que consumiram amendoim ou manteiga de amendoim diariamente, obtiveram como resultado a redução de 13% dos triglicerídeos plasmáticos, quando comparados ao grupo que não consumiu.

Além disso, o amendoim é rico ainda em ácidos graxos insaturados, que por sua vez também estão envolvidos com o controle do colesterol sanguíneo.

Um outro estudo sugeriu que o amendoim ou o óleo de amendoim pode retardar o desenvolvimento de aterosclerose. A diminuição dos níveis séricos de colesterol total, LDL (“colesterol ruim”) e VLDL foi associada a um menor aumento de colesterol total e também de ésteres de colesteril na aorta de animais que consumiram uma dieta rica em colesterol adicionada dos grãos ou óleo de amendoim.

Ajuda na Perda de Peso

O fato de o amendoim ser um alimento rico em gordura e calórico pode fazer com que associá-lo à perda de peso pareça uma contradição. Mas não é bem assim, o amendoim, se consumido em quantidades moderadas pode ser um forte aliado na briga com a balança.

Estudos indicam que pessoas que consomem castanhas (considerando o amendoim como castanha também) ao menos duas vezes por semana tem uma probabilidade menor de ganhar peso.

O consumo de fibras também é muito importante para quem deseja perder peso, ajudando na saciedade e no funcionamento do intestino e o amendoim é excelente fonte de fibras, contém 2g do nutriente em duas colheres de sopa.

O amendoim também contém uma combinação dos três macronutrientes essenciais – gordura, proteína e carboidrato – sendo assim, uma refeição completa, aumentando a saciedade e evitando a sensação de privação comum em dietas restritivas, que pode levar a fome e muita vontade de comer.

É uma ótima opção, em pequenas quantidades, para o lanche entre refeições, diminuindo a fome e evitando o consumo de outros alimentos industrializados carregados em açúcar e gorduras ruins.

Receita de Paçoca Light

Ingredientes:

  • 250 g de amendoim torrado e sem sal
  • 100 g de farelo de aveia
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de açúcar light ou adoçante em pó culinário de sua preferência
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Retirar e moldar, amassando a mistura até que fique no formato desejando.

O amendoim também é bastante utilizado para hipertrofia muscular associado a treino de força para ganhar massa muscular.