Os Benefícios do Alho Para a Saúde

0
116

O Alho é rico em muitos nutrientes, então trouxemos Os Benefícios do Alho Para a Saúde. O alho possui um valor nutricional riquíssimo; é composto de vitaminas (A, B1, B2, B6, C, E), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo), enzimas e compostos biologicamente ativos como a alicina.

A alicina é um potente antibiótico, muito eficaz na eliminação de micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas. Além do mais, se trata de um antibiótico seletivo: por ser natural, elimina as bactérias nocivas sem causar dano àquelas que são boas para nosso organismo.

Benefícios do Alho

Ele tem substâncias com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante. Possui ação diurética, expectorante, antifúngico, antiespasmódico, vasodilatador, imunoestimulante e broncodilatador. Sendo assim, confira agora algumas das razões para adicionar o Alho na sua dieta:

Fortalece os Ossos

O alto teor de minerais como o zinco e o manganês, e das vitaminas C e B6 tornam o alho uma ótima adição à dieta para fortalecer os ossos. Isso porque esses nutrientes participam da composição de enzimas e antioxidantes que estimulam a formação de tecido ósseo e que atuam na absorção do cálcio.

O alho também pode ser eficiente na prevenção da osteoporose, uma vez eleva a produção de estrógeno, o hormônio que está envolvido no processo de síntese e reabsorção óssea.

Combate o Resfriado

A alicina presente no alho fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter a gripe bem distante. Uma pesquisa publicada no periódico Advances in Therapy identificou uma diminuição de 63% no número de resfriados associada à suplementação com alho.

Além da quantidade, a duração dos sintomas também foi em média 70% menor (de 5 para 1,5 dias) no grupo de voluntários que recebeu a suplementação com extrato de alho contendo alicina.

Previne a Demência e a Doença de Alzheimer

O dano oxidativo dos radicais livres contribui para o processo de envelhecimento. O alho contém antioxidantes que sustentam os mecanismos de proteção do organismo contra danos oxidativos.

Altas doses de suplementação com cápsulas de alho demonstraram aumentar as enzimas antioxidantes em humanos, bem como reduzir significativamente o estresse oxidativo em pessoas com pressão alta.

Os efeitos combinados na redução do colesterol e pressão arterial, bem como as propriedades antioxidantes, podem ajudar a prevenir doenças cerebrais comuns, como a doença de Alzheimer e a demência

Ajuda a Desintoxicar o Corpo

Em doses elevadas, os compostos de enxofre no alho protege contra lesões de órgãos de toxicidade de metais pesados.

Um estudo de quatro semanas feito em funcionários de uma fábrica de baterias de automóveis (exposição excessiva ao chumbo) descobriu que ele reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%. Auxilia também a reduzir a toxicidade, incluindo dores de cabeça e pressão arterial

Reduzir a Pressão Sanguínea

Doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais são os maiores assassinos do mundo. A pressão arterial elevada, ou hipertensão, é uma das principais causas destas doenças.

Estudos feitos em humanos descobriram que a suplementação de alho, tem um impacto significativo na redução da pressão arterial em pessoas com pressão arterial elevada.

Fortalece a Imunidade e Previne o Câncer

Os compostos sulfurosos e o alto teor de vitamina B6 do alho colaboram para o fortalecimento do sistema imunológico, que por sua vez pode inibir o crescimento ou mesmo eliminar uma série de bactérias e fungos.

Quando amassado, o alho libera alicina, que ativa a resposta de defesa do organismo e elimina microrganismos como a E. coli e a Salmonela. O alho também atua na prevenção de inúmeros tipos de câncer, entre eles os de estômago, bexiga, próstata, esôfago e cólon (intestino).

Melhora a Imunidade

A suplementação com cápsulas de alho é conhecida por melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Um estudo de 12 semanas concluiu que um suplemento diário com cápsulas de alho reduziu o número de resfriados em 63% comparado ao placebo.

A duração média dos sintomas do resfriado também foi reduzida em 70%, de cinco dias no placebo para apenas um dia e meio no grupo do que consumiu as cápsulas de alho.

Outro estudo concluiu que uma dose elevada de extrato de alho (2,56 gramas por dia) pode reduzir em 61% o número de dias de resfriado ou gripe. Se você costuma ter resfriados, adicionar alho cru à sua dieta pode ser incrivelmente útil.

Efeitos Colaterais e Contraindicações

O consumo excessivo de alho pode causar problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, diarreia, cabeça, dor nos rins e tonturas.

Além disso, o consumo de alho cru como remédio natural está contraindicado para recém nascidos, durante a cicatrização de cirurgias e em casos de pressão baixa, dor no estômago, hemorragias e uso de remédios para afinar o sangue.