Os Benefícios da Banana Para a Saúde

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Os Benefícios da Banana são muito importantes para nossa saúde. Banana com aveia, banana com mel, bolo de banana, vitamina de banana e até farinha de banana! No Brasil, é banana para dar e vender! Por isso, o que não faltam são opções para incluir uma das frutas mais populares e consumidas no país no seu dia a dia.

Fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, a ciência nutricional aponta que ingerir duas bananas por dia pode trazer mais benefícios do que você imagina, dentre eles, aumentar a disposição do corpo e reduzir os níveis de estresse do cotidiano!

Benefícios da Banana

Gostosa, versátil e nutritiva, são algumas das tantas características que definem a nossa querida banana. E, em nossa busca por uma alimentação saudável e equilibrada, a resposta para o seu bem-estar consiste em comer duas bananas por dia! Segundo estudos recentes da Nurses’ Health Study II (NHSII), da Universidade de Harvard, nos EUA, o consumo diário da fruta inclui bons níveis de proteínas, fibras alimentares e vitaminas necessárias para que as funções do nosso corpo funcionem de maneira correta. A nutricionista Daniella Chein explica:

“Banana é uma poderosa fonte de potássio, esse nutriente é essencial para o bom funcionamento das válvulas sanguíneas, pois evita o acúmulo do sódio, o que faz aumentar muito pressão arterial.

A banana está sendo muito consumida também por quem pratica atividades físicas, pois conseguimos fazer diversas receitas fitness com a fruta. Além disso, seu consumo ajuda na prevenção das cãibras musculares. Por isso essa ingestão diária da banana é indicada”, explica a profissional. sendo assim, confira a fora algumas das principais razões para adicionar a Banana a sua dieta:

Ajuda o Cérebros, a Pele e os Ossos

Por ser rica em manganês, nutriente importantíssimo para a proteção do nosso sistema nervoso e dos ossos, e em vitamina C, que aumenta a produção de colágeno e dá mais elasticidade à pele, a banana é uma forte aliada contra diversos tipos de demência, AVCs, osteoporose, doenças de pele e envelhecimento precoce.

Melhora a Saúde do Coração

O potássio é um mineral essencial para a saúde do coração, especialmente para o controle da pressão arterial. No entanto, apesar de sua importância, a maioria das pessoas não consome a quantidade ideal de potássio (confira estudo a respeito: 14).

Mas as nossas aliadas bananas não nos deixam na mão: elas são riquíssimas em potássio e o mineral ajuda a regular a pressão sanguínea, estando seu consumo associado a um risco de doença cardíaca 27% menor

As bananas são uma ótima fonte alimentar de potássio. Uma banana média (118 gramas) contém 9% da IDR de potássio. Além disso, as bananas contêm uma quantidade razoável de magnésio, outro mineral também muito importante para a saúde do coração.

Ajuda a Emagrecer

Apesar de ser uma fruta com cerca de 90 calorias e 22 gramas de carboidratos, a banana pode mesmo ajudar no emagrecimento saudável.

O fato é que a banana é um alimento extremamente nutricional, que mantém a sensação de saciedade por mais tempo, dando aquela segurada na fome que tanto nos faz ganhar algumas medidas e alguns quilinhos na balança.

Melhora o Mau Humor

A banana também tem grandes quantidades de um aminoácido chamado triptofano. Ele é responsável pela produção de serotonina — o famoso “hormônio da felicidade”, junto com a endorfina, ocitocina e a dopamina.

A serotonina é chamada por esse nome por ser, na realidade, um neurotransmissor que gera relaxamento, bem-estar e melhora o humor. Não à toa, a banana é tão indicada para pessoas que têm depressão.

Melhora a Digestão

O consumo de fibra dietética (carboidrato não digerível presente em alimentos derivados de vegetais) tem sido associado a muitos benefícios para a saúde, incluindo melhora da digestão.

Uma banana de tamanho médio contém cerca de três gramas de fibras, que são compostos por pectina e amido resistente, como já mencionado. Porém, quanto mais madura, menor a quantidade de fibras.

O amido resistente da banana não é digerido; por isso, chega no intestino em sua forma integral, servindo de alimento para os micro-organismos benéficos da flora intestinal, também conhecidos como probióticos. Além disso, estudos sugerem que a pectina ajuda a proteger o organismo contra o câncer de cólon.

Mantem os Olhos Saudáveis

A banana também melhora a saúde dos olhos por ser muito rica em vitamina A e solúvel em gorduras que ajudam a preservar as membranas dos olhos, além de evitar a cegueira noturna.

Reduz a Pressão Arterial

A fruta é uma excelente fonte de potássio, um nutriente muito importante para regular a pressão arterial. Portanto, consumir a banana na sua rotina alimentar significa um melhor controle dos efeitos do sódio (sal) no corpo.

Para se ter uma ideia, a banana possui cerca de 500 mg de potássio em sua composição e apenas 1 mg de sódio. A fruta é, então, um ótimo alimento para manter o equilíbrio entre o sódio e o potássio, o que ajuda a reduzir a pressão arterial.