Os Benefícios da Babosa que Você não Conhece

0
1158

A Babosa é repleta de nutrientes, então trouxemos Os Benefícios da Babosa que Você não Conhece. A Babosa, também conhecida como Caraguatá, Erva Babosa, Babosa de Botica, Babosa de Jardim ou Aloe Vera – o segundo nome mais conhecido – é uma planta conhecida por suas propriedades medicinais e cosméticas, que servem para tratar vários tipos de doenças e, ainda, cuidar da beleza da pele e cabelos.

Ela é muito conhecida por seus efeitos calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórios, anestésico, anti-térmico, dentre outros, que podem ser muito úteis para a saúde humana, atuando na prevenção e tratamento de várias enfermidades.

Benefícios da Babosa

A Babosa pode ser utilizada a partir do seu gel – ou baba, como as pessoas preferem chamar – e em forma de suco. O modo como você vai usá-la vai depender do tipo de tratamento que vai iniciar e qual o seu objetivo.

A planta, além de agir contra os males que atingem o nosso corpo, também é uma forte aliada da beleza. Ela é reconhecida por hidratar a pele e cabelos, sendo, de acordo com as lendas, o segredo da beleza de Cleópatra, a rainha do Antigo Egito.

Ajuda no Tratamento da Pele

Devido às propriedades curativas da babosa para a pele, esta planta é um dos compostos principais utilizados na indústria cosmética. A babosa pode ajudar na cura e cicatrização de feridas, e também é ideal para queimaduras, abrasões, psoríase e até picadas de inseto, sem falar que pode atuar como analgésico.

Outra questão importante, devido a grande concentração de água no interior da babosa, ela pode ser muito eficiente para hidratar e rejuvenescer a nossa pele, uma vez que fornece oxigênio para as células da pele.

Ajuda da Digestão

A má digestão dos alimentos está relacionada com muitos problemas de saúde. Quando nos aportamos à babosa, podemos limpar e acalmar o trato digestivo, o que ajuda na má digestão.

Também ajuda a eliminar a flora bacteriana e ajuda o intestino para manter a nossa flora intestinal sempre saudável. Inclusive a babosa pode servir como vermífugo, ou seja, pode ajudar a liberar de nosso corpo, possíveis vermes e solitárias.

Combate Pedra nos Rins

A Aloe vera tem ação desintoxicante e elimina as toxinas, ativando as funções dos rins e do fígado – para isso é interessante adicioná-la em sucos.

Boa Contra a Herpes

A herpes é uma doença viral geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simplex 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode ter graves complicações neurológicas. Não tem cura, mas alguns remédios podem ser utilizados para diminuir os sintomas.

Há referências científicas de que o gel da babosa é antiviral contra herpes simples e varicela zoster. Contudo, não é orientado aplicar a planta caso tenha a doença, isto porque se a babosa for aplicada diretamente na pele pode causar irritação, piorando a lesão, e sua casca pode ser nociva para a saúde. O ideal é consultar o médico dermatologista.

Melhora os Cabelos

Ana Paula Nesi destaca que, para usufruir dos benefícios que a babosa pode oferecer aos cabelos, usa-se a polpa, porque é nela que estão os nutrientes (tanto em cosméticos como em receitas caseiras). Abaixo a hairstylist ensina como fazer uma receita caseira com babosa para hidratar os fios:

  • Bater no liquidificador a polpa de uma folha de babosa com 100 ml de água;
  • Após lavar o cabelo como de costume, aplicar a mistura nos fios como uma hidratação;
  • Deixar agir por cerca de 20 minutos;
  • Decorrido o tempo, lavar os cabelos normalmente retirando bem toda a babosa dos fios.

Essa hidratação pode ser feita de 15 em 15 dias. Com certeza você notará os benefícios hidratantes e reconstrutores que a babosa garante ao cabelo, além de brilho e vitalidade.

Reduz a Celulite

A babosa pode reduzir a celulite, e seus efeitos se potencializam com a ajuda da bucha vegetal. Entenda melhor esse tema na matéria: “Bucha vegetal: como usar e seus diversos benefícios”.

Ação Cicatrizante

O ingrediente ativo da babosa é a aloe vera, que tem reconhecidamente uma ação anti inflamatória, calmante e cicatrizante. Há produtos cosméticos e medicamentos fitoterápicos de uso tópico com a função cicatrizante. O ideal é que seja recomendado pelo médico. Cientificamente ainda não há a comprovação isolada da babosa como tendo ação cicatrizante.

Sistema Imunológico

E foi demonstrado também que o acemanano tem propriedades imunoestimulantes, pois estimula a atividade dos macrófagos, protegendo o corpo contra vírus e bactérias. Esta é uma das principais razões pelas quais se bebe o suco de babosa, para estimular as defesas naturais do organismo nos períodos em que elas mais são requeridas: outono, inverno ou durante períodos estressantes de provas físicas e mentais.

Receita de Suco de Babosa

Por ser uma planta com propriedades depurativas, a babosa é uma boa aliada para melhorar o metabolismo. Ao misturá-la com limão obteremos a propriedade depurativa junto às propriedades desintoxicantes. Esse suco também ajuda melhorar a imunidade e fornecer mais energia.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) do gel da babosa
  • 1 colher (sobremesa) de mel ou melado
  • Suco de um limão

Como Fazer:

  • Bata os ingredientes e um copo de água no liquidificador.
  • Tome preferencialmente em jejum.