Benefícios do Gengibre que Você não Conhece

0
93

O Gengibre é repleto de nutrientes, então trouxemos os Benefícios do Gengibre que Você não Conhece. O gengibre é um tempero aromático, de sabor pungente e picante. Dentre todas as substâncias ativas presentes no gengibre, o gingerol – ou gingerol – merece destaque. Ele é o principal responsável pelo sabor característico do gengibre e por várias das suas propriedades medicinais.

Cozinhar o gengibre transforma o gingerol em zingerona, que tem sabor menos pungente e um aroma picante e adocicado. Já quando o gengibre é seco, o gingerol sofre uma reação de desidratação, o que leva a formação de shogaol, que é duas vezes mais pungente que o gingerol. Por isso que o gengibre seco tem sabor bem mais pungente que o fresco.

Benefícios do Gengibre

O gengibre pode ser consumido na forma de chás, sucos, em pedaços frescos ou em pó. Os rizomas jovens têm um sabor suave e podem ser utilizados em conservas. O suco dos rizomas maduros é um ingrediente frequentemente utilizado na culinária indiana, e comum nas cozinhas chinesa, japonesa, vietnamita e outras do sul asiático. Esse suco é usado para aromatizar pratos vegetarianos, frutos do mar e carnes. O pó de gengibre é um condimento para receitas de pães, biscoitos, bolos e cervejas.

Fortalece o Sistema Imunológico

Tomar esta bebida todos os dias é uma forma simples de proporcionar um extra de nutrientes à saúde imunológica de nosso organismo.

Este hábito ajuda a manter as defesas ativas e, por sua vez, contribui para estimular a produção dos anticorpos que balanceiam os efeitos nocivos dos agentes perigosos. Seu consumo com o estômago vazio pode prevenir:

  • Doenças autoimunes
  • Tosses e resfriados
  • Infecções urinárias
  • Infecções vaginais
  • Gripe

Combate a Gripe e Resfriado

Médicos chineses normalmente prescrevem gengibre para tratar os sintomas de gripes e resfriados. A raiz age como um anti-histamínico e descongestionante, combatendo os sintomas. O gengibre serve também para dores de garganta, veja mais na matéria Aprenda a fazer “remédios caseiros” para aliviar inflamação da garganta.

Ajuda Contra a Diabetes

Estudos mostram que o gengibre pode reduzir os níveis de proteína na urina e reverter a proteinúria, que é a perda excessiva de proteína por meio da urina, cuja causa mais comum é a diabetes. A raiz também pode proteger os nervos em diabéticos e baixar os níveis de gordura no sangue.

“O gengibre pode ajudar a aumentar a circulação, afinar o sangue e baixar a pressão arterial e o colesterol”, disse Laurie Steelsmith ao site Mother Nature Network, médica licenciada em medicina natural e autora do livro “Natural Choices for Women’s Health” (“Escolhas Naturais para a Saúde das Mulheres” – em tradução livre).

Previne a Enxaqueca

Rico em potássio (415 mg) e magnésio (43 mg), nutrientes que estimulam a melhor circulação sanguínea, o gengibre facilita o bombeamento do sangue para o cérebro. Isso ajuda a prevenir dores de cabeça e sintomas de enxaqueca a longo prazo.

Melhora a Circulação Sanguínea

O consumo de água de gengibre em jejum é um dos hábitos que contribuem para melhorar a circulação sanguínea quando há dificuldades. Seus teores de magnésio e zinco, além de potássio, ajudam a regular os processos inflamatórios que costumam causar problemas de circulação.

Também diminui o acúmulo de colesterol nas artérias e, portanto, ajuda a proteger a saúde cardiovascular.

Alivia as Dores Articulares

Há centenas de anos o gengibre é usado como um remédio natural contra as dores que afetam os músculos e as articulações. Seu princípio ativo, o gingerol, conta com efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que favorecem o alívio da região dolorida.

Trata as Náuseas e Vômitos

Ingerir o gengibre cru ou o seu chá é um excelente remédio para a náusea e vômito. Um estudo mostrou que o consumo de gengibre reduziu significativamente a gravidade e quantidade de vômitos em mulheres no início da gravidez.

O seu uso é uma boa alternativa considerando que apenas uma pequena quantidade de gengibre é necessária para que esse efeito seja observado. Os pacientes com câncer também são beneficiados com este uso por conta das náuseas decorrentes do tratamento quimioterápico.

Melhora Digestão

A indigestão crônica (dispepsia) é caracterizada por dor recorrente e desconforto na parte superior do estômago. Acredita-se que o atraso no esvaziamento do estômago é um grande fator de indigestão.

Curiosamente, o gengibre tem sido mostrado para acelerar o esvaziamento do estômago em pessoas com esta condição. Em um estudo feito com 24 indivíduos saudáveis, 1,2 gramas de seu pó antes de uma refeição acelerou o esvaziamento do estômago em 50%.